quinta-feira, 20 de março de 2014

Artigo: Também concordo

*Ruben Figueiró

            Impressionou-me a maneira sensata e clara com que o senador Delcídio do Amaral tratou de um tema - para alguns espinhoso - em artigo publicado no Jornal Correio do Estado, no dia 10 de março. Sob a epígrafe: “Fazer política é encontrar soluções”, ele fala da arte da política e nega a politicagem.

Concordo quando Delcídio diz que no processo eleitoral que se avizinha cabe ao cidadão discernir entre o que é a repetição da velha fórmula do prometer e prometer, na tentativa de vender “gato por lebre” em troca do voto, dos candidatos que realmente estão preocupados em fazer a política no sentido lato do termo.

Sim, estou falando daqueles que buscam tratar da política como ciência, como o veículo de representação popular para garantir a melhoria da qualidade de vida de todos. Daqueles que, bem intencionados, elaborarão propostas factíveis e executarão ações cujo objetivo precípuo será o de desenvolver atividades de excelência nas mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança, habitação, geração de emprego e renda, esta por meio de um estímulo efetivo à iniciativa privada nos campos da agricultura, pecuária, indústria e comércio, sem os ônus fiscais escorchantes que o setor tanto reclama.

O senador Delcídio deixa claro que não importa a costura de alianças, a formação de chapas e a articulação partidária, mas o que cada um tem a dizer e como, juntos ou separados, podemos contribuir para o real desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul.  Dessa forma, ele representa uma manifestação pública de seus propósitos ao pleitear a primeira magistratura do Estado.

            Eu entendo que não se pode absolutamente negar os pontos positivos do governo atual, que já demanda 7 anos e “pico”. Pode-se sim fazer considerações a respeito do estilo de manifestação pública do atual dirigente maior. Isso, porém, é questão de estilo e formação cultural, que entendo não se pode condenar, até porque ninguém – e chamo atenção a mim mesmo – é oráculo da verdade verdadeira.

            Com a experiência de 60 anos de vida pública que tenho, vejo que é chegado o momento de arejar a política em nosso Estado e incentivar a participação conjunta das mais variadas correntes, acima do calor eleitoral.

O cidadão, no seu momento da escolha de seus representantes, deve atentar-se para o aspecto programático, para as intenções das vertentes partidárias, para a busca bem intencionada do bem maior, que é, em última instância, a melhoria da qualidade de vida e a promoção do desenvolvimento econômico e social do Mato Grosso do Sul.

Por conhecer de perto a atividade parlamentar intensa do senador Delcídio em favor dos interesses maiores do Estado, presenciar seu inegável prestígio em meio à Administração Federal e entre os seus pares na Câmara Alta, entendo que ele poderá - se eleito governador - pôr efetivamente em prática os seus propósitos de abertura para realizar uma ação política como disse em seu artigo “de essencial reconciliação” entre todos os setores do povo e das comunidades expressivas das áreas econômicas e sociais do Estado.
            Acima de qualquer cor política ou partidária só tenho a saudar a opinião do senador Delcídio. Ele fortalece a concepção de que há necessidade de mudanças essenciais no jeito de administrar a coisa pública, num processo normal de oxigenação da nossa ainda insipiente democracia.

*Ruben Figueiró é senador pelo PSDB-MS