quarta-feira, 26 de março de 2014

Sem expectativas....


Quem, como eu, tem um sentimento profundamente municipalista se sente frustrado com o desprezo das autoridades federais a respeito das reivindicações dos prefeitos das cidades brasileiras. Ainda agora, nesta semana, vieram a Brasília mais de mil autoridades municipais, dentre elas, 32 de municípios de Mato Grosso do Sul.

Participaram da mobilização “Viva o seu Município”, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal para solicitar o aumento de 2% do percentual no FPM e a aprovação da PEC 39/2013.

Dos prefeitos que tive a oportunidade de ouvir, apreendi que eles voltam às suas bases com a sensação de que deste governo nada se poderá esperar. Penso da mesma forma, eis que das inúmeras viagens que os prefeitos fizeram a Brasília, só ouviram promessas vãs, etéreas, revelando um propósito de engambelar (empurrar com a barriga) as questões que dizem respeito ao apoio a um sistema de participação da receita federal que robusteça as finanças municipais. Nada de recursos e sim delegações de missões nas áreas mais sensíveis aos reclamos populares: educação, principalmente no transporte escolar, saúde e os inevitáveis suportes ao setor de segurança pública.

Não é pelo fato de eu ser da oposição e sim, repito, pelo meu sentimento municipalista. Posso afirmar que deste governo federal nada acontecerá em favor da causa municipalista. Minha expectativa é de que um novo governo com mentalidade política diferente possa compreender que o município é na Federação a sua célula máter.

Ruben Figueiró

Nenhum comentário:

Postar um comentário