quarta-feira, 3 de julho de 2013

Solidariedade à Bolívia

Sem adentrar em detalhes de caráter ideológico e de direito de reciprocidade internacional, me causou estranheza a decisão dos governos da Itália, França, Portugal e Espanha de impedir o tráfego no espaço aéreo daqueles países do avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, em viagem de retorno de Moscou ontem.

Daí a minha solidariedade à manifestação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que protestou contra o fato quando presidia a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), e também no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (03/07).

Os atos destes países europeus, além de diplomaticamente deselegantes, atingiram o brio da Nação boliviana e não apenas a figura do presidente Evo Morales. Ao país ferido, deixo meu gesto de solidariedade.

A decisão daqueles países ocorreu pela suspeita infundada de que o avião estaria conduzindo o técnico de informática Edward Snowden, foragido após denunciar violação de privacidade praticada pelo governo norte-americano contra cidadãos de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário