quarta-feira, 5 de junho de 2013

Início de ação


A chegada da Força Nacional em MS é finalmente o início de uma ação que pode ajudar a pacificar os ânimos no Estado.

Também entendo como positiva a ida do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à região de Sidrolândia hoje. Em audiência ontem no Ministério com a bancada federal, eu havia sugerido ao senhor ministro a visita ao estado para que ele entendesse a gravidade dos fatos que estavam sendo relatados pelos parlamentares.

Agora o ministro vai conhecer de perto a realidade, vai trazê-la para a presidência da República e naturalmente isso vai redundar em providências políticas e administrativas para atender os produtores e as comunidades indígenas.

Acredito que a indenização aos produtores rurais é a consequência lógica da visita do ministro lá. Para pacificar tem que manter o status quo existente, a Justiça tem que definir finalmente se as terras são indígenas ou do Estado e, caso haja a demarcação, o governo deve fazer a remuneração justa aos produtores. Agora, não adianta dar as terras e deixar os índios abandonados. É preciso dar condições para que os índios possam explorar as terras e viver com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário