terça-feira, 4 de junho de 2013

É preciso preservar vidas


Sai da reunião da bancada com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo nesta terça-feira sem a resposta que desejávamos neste momento. Pedimos a ida da Força de Segurança Nacional ao estado e como resposta ouvimos que será necessário um documento oficial do governo de MS, apesar de termos levado um ofício com a assinatura de toda a bancada federal e do governador André Puccinelli. Ora, estamos certos de que se novas tragédias ocorrerem em Mato Grosso do Sul a responsabilidade será da União. 

Nossa preocupação é evitar que esse conflito gere uma luta sangrenta entre irmãos índios e não índios. Eu, sinceramente não compreendo a insensibilidade do governo diante de um problema tão grave, cuja solução depende de uma ação simples e rápida que não veio até agora.

Exigir que o governador do estado solicite o apoio da Força Federal é eximir-se de uma responsabilidade exclusiva, constitucionalmente fixada na Carta Magna, qual seja, a proteção da propriedade privada e especificamente a preservação da vida, e quanto ao índio também a sua identidade. 

A indecisão do governo federal,  que o ministro da Justiça chama de cautela, é um estímulo para que as partes conflitantes descreiam da ação do estado e partam para a solução a seu modo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário